segunda-feira, 12 de maio de 2014

PASSAGENS POR PARIS - ARTE MODERNA NA CAPITAL DO SÉCULO XIX




Theresa Gallian


Passagens por Paris propõe um passeio pela arte moderna, com obras feitas entre 1866 e 1948 por artistas icônicos do período: Manet, Degas, Cézanne, Gauguin, Van Gogh, Matisse, Renoir, Toulouse-Lautrec, Picasso, Modigliani, entre outros. A exposição dá aos visitantes a oportunidade de apreciar algumas das obras mais representativas desse período.

Com curadoria de Teixeira Coelho e Denis Molino, a exposição trás como inspiração Walter Benjamin, que se refere às passagens, galerias comerciais de mercadorias de luxo que começaram a aparecer em Paris a partir do século XIX. Naquela época Paris era considerada a capital do mundo e sua força criativa e inspiradora atraíam (e ainda hoje atraem) artistas de todas as partes. Suas passagens, galerias comerciais levando de uma rua a outra, cheias de lojas atraentes e cenário singular da vida moderna, eram parte do mito da Cidade Luz.
"A dançarina Loïe Fuller vista dos bastidores – A roda”, Henri de Toulouse-Lautrec, 1893

A exposição cobre um período de quase um século e não se restringe a escolas. Há desde uma tela do impressionista Renoir, pintada em 1866, a um pastel do cubista Picasso.
Paris representou para os artistas da virada do século passado mais que uma cidade: foi um lugar de livre expressão. Os bohêmios se reuniam nos bares de Montmatre e discutiam sobre arte, política e filosofia, bebendo absinto e apreciando o ar de Paris. 



Edgar Degas – "Quatro bailarinas em cena"
Paul Cézzanne - "Madame Cézzanne em vermelho"

A exposição está em cartaz desde o começo de dezembro de 2013 e já logo de cara foi um sucesso de bilheteria. Os quadros fazem parte do acervo do MASP mas não ficarão expostos por muito tempo, embora não tenha uma previsão de encerrameto. Vale a pena conferir o "pedaço de Paris" em São Paulo, com pintores consagrados e obras conhecidas mundialmente.







Serviço

Período:A partir de 07 de dezembro de 2013 (sem previsão de encerramento, Acervo MASP)
Local: 2º andar do MASP, Galeria Georges Wildenstein
Curadoria:Teixeira Coelho e Denis Molino
Patrocínio: Banco BTG Pactual, Lei Federal de Incentivo à Cultura
Produção e Montagem: Equipe MASP
Horário: Ter./dom., 10h às 18h. Qui., até 20h. 
Ingressos: R$ 15 (ter., grátis)



















Nenhum comentário:

Postar um comentário