segunda-feira, 21 de abril de 2014

TIRAGEM LIMITADA





Por MATHEUS MARCHETTI

A exposição "Tiragem Limitada", na Galeria Arte e Edições, traz o trabalho de renomados artistas contemporâneos (a maioria inglêses), como Catherine Yass, Cy Twombly, Eddie Peake, Jake & Dinos Chapman, Richard Serra, Mona Hatoun, Rachel Whiteread, Sarah Morris, e o brasileiro Adriano Costa; tendo como foco edições - ou seja, reproduções oficiais (feitas pelo próprio artista) de suas obras.


Claudia Marchetti, responsável pela organização do evento, já havia trabalhado com edições na exposição "Paper Democracy" em 2004 - especificamente com edições em papel (ou seja, reproduzidas por meio de fotografia, print, gravura, etc). O objetivo era atraír atenção para a gravura como um modo democrático de circular a arte.

Em "Tiragem Limitada", essa idéia se expande: por que a edição deve se limitar apenas ao papel?
Nos trabalhos dos nove artistas mencionados acima, vemos a gravura trascendendo suas mídias tradicionais, aparecendo (além do papel) em edições nos mais diversos tipos de materiais (esculturas, por exemplo), mas sempre mantendo sua qualidade democrática.

Adriano Costa, por exemplo, expõe a instalação "O Jogo dos 7 Bobos", cujo material bruto é o bronze e o concreto. Já o escultor Richard Serra, que trabalha principalmente com ferro, substitui o papel ao criar gravuras em metal. Rachel Whiteread faz esculturas de gesso com base em utensílios domésticos.


Outros artistas trabalham com base em obras pré-existentes. Jake & Dinos Chapman fazem gravuras em metal das imagens que ilustram o livro "Bedtime Tales for Sleepless Nights", que dialoga com o universo sombrio de Goya; enquanto Catherine Yass trabalha com base no clássico do cinema mudo "Safety Last", apropriando-se dos seus fotogramas.

Cy Twombly se apropria da documentação cientifica. São dez gravuras compostas de colagens com intervenções de crayon.


A libanesa Mona Hatoum se inspira na fragilidade corpo e da vida humana, e em tapeçarias mulçumanas ao criar um tapete de silicone no formato de um intestino.

Eddie Peake, o mais jovem entre os artistas expostos, mescla as barreiras de arte e moda ao criar uma série de lenços pintados indiviudalmente, que podem ser usados como acessórios.


Uma exposição inusitada, que busca uma reflexão sobre os materiais usados para se reproduzir arte, e a própria noção de reprodutibilidade na arte.

Onde:
Galeria Arte e Edições
Rua Estados Unidos, 1162 - Jardim América

Quando:
De 19/03 a 24/05
Segunda à sexta, das 10h às 17h

Nenhum comentário:

Postar um comentário