segunda-feira, 21 de abril de 2014

"O mundo como ele não é", de Ivan Pinheiro Machado


Por PEDRO PAULO DE MELLO BETEZ SAE

A exposição "O mundo como ele não é", de Ivan Pinheiro Machado consiste em 28 telas representando cenas cotidianas da cidade de Nova York que, segundo o artista, "é a síntese de todas as cidades". As obras visam destacar os detalhes do cotidiano que o olho não percebe, transformando as paisagens urbanas em arte.





Em um primeiro olhar, as obras de Ivan Pinheiro Machado impressionam pelo seu realismo: parecem belas fotografias urbanas de Nova York. Apesar disso, alguns elementos causam certo estranhamento e nos impedem de acreditar realmente nas obras. Ao analisarmos os detalhes vemos o modo que o artista retrata as cores e a luz, destacando elementos que naturalmente não repararíamos e saturando o que consideramos banal.

À medida em que nos aproximamos, as imagens gradualmente perdem parte de seu realismo, o que nos possibilita ver cada vez mais a técnica do artista. Quanto mais próximas, mais fictícias parecem as imagens. De perto, identificamos que a fonte do nosso
estranhamento é o fato de que as formas nem sempre se assemelham ao real, sendo representadas de maneira distorcida ou "borrada". O realismo inicial não existe de fato na obra. Ele surge devido ao incrível contraste entre luz e sombra, pelas cores saturadas e pela falta de contorno entre as formas
que, à certa distância, nos ilude a acreditar que estamos vendo uma fotografia quando na verdade os elementos citados acima denunciam que as obras não retratam como todos nós vemos a realidade, mas o olhar do próprio artista perante aqueles banais acontecimentos urbanos.

É essa ficção realista (ou seria uma realidade ficcional?) presente na obra de Ivan Pinheiro Machado, que além de pintor é editor da L&PM, o grande diferencial da exposição e o motivo pelo qual vale a pena conferi-la. Abaixo, minha obra favorita (entre as 28 telas, de tamanho 90x60 ou 70x100cm), "Tribeca", em minha opinião a que melhor define os conceitos expressos acima.
"Tribeca" (óleo e acrílico s/ tela, 70 x 100 cm) 


Serviço da exposição:
"O mundo como ele não é", de Ivan Pinheiro Machado
Quanto: Grátis
Quando: de 7/04 a 06/06/2014. 2ª a 6ª feira, das 9 às 19h; sábados, domingos e feriados, das 10 às 17h
Onde: Espaço Cultural Citi (Av. Paulista, 1111 - São Paulo)
Links Relacionados:https://www.citibank.com.br/institucional/espaco_cultural.html#

Nenhum comentário:

Postar um comentário