segunda-feira, 24 de março de 2014

Daniel Arsham: "Arqueologia do Presente"

Por Natalia de Camargo Andrade Grecco




Nascido em 1980, o norte-americano Daniel Arsham é um artista de muitos talentos. Através de seu conhecimento arquitetônico, trabalha com esculturas, pinturas, instalações, set design e até performances de dança.


Em torno de 3 anos atrás, o diretor da Baró Galeria, Adriano Casanova, foi em uma das exposições de Arsham em Paris. Impressionado com, como ele prórpio disse, "o peso de seu trabalho, que tem pesquisa muito forte", acabou indo visitar seu ateliê, em Nova Iorque. A partir daí, surgiu a ideia de trazer o jovem artista para o Brasil.
Como o norte-americano não é tão conhecido na América do Sul, foi-se sugerido que trouxesse várias de suas obras que já fossem de sucesso, e não apenas aquelas inéditas. A proposta também incluiu que as criações dialogassem com a arquitetura da galeria e da própria história brasileira.

Baró Galeria.

Com esculturas feitas de vários materiais, como gesso e cacos de vidro, o que realmente marca o espectador é a utilização de cinzas vulcânicas. Acredito que a maior parte das pessoas, assim como eu, nunca tiveram a oportunidade (e nunca terão) de conhecer um vulcão, o que faz com que a exposição contenha um diferencial extremamente exótico e curioso.



O propósito do uso desse material é de criar a sensação de um arqueólogo do futuro que acabara de encontrar um objeto do século XXI. Acostumados com câmera fotográfica, telefone, computador, carro, temos uma nova percepção de tecnologias já vistas como obsoletas.





Todos os aparelhos apresentados na exposição foram comprados por Arsham através do site eBay, mostrando a preocupação de transmitir a sensação de aparatos que realmente poderiam ser encontrados por futuras gerações, caso o mundo que conhecemos hoje acabasse.



É estranho ver objetos tão presentes em nossa realidade "deteriorados", já isso implica que em breve também entraremos para história, e que nossas conquistas se tornarão meros artefatos para estudos.

Como o próprio artista diz, "Seja bem-vindo ao futuro."





Baró Galeria
Rua Barra Funda, 216Barra Funda - Oeste -
(011) 3666-6489
www.barogaleria.com
- Acesso para deficiente
- Wi-fi
De 07/03/2014 até 29/03/2014







Nenhum comentário:

Postar um comentário