David Bowie
(por Thaís Costacurta Moraes)
Criada no Victoria and Albert Museum,em Londres ,a exposição David Bowie tem como proposta colocar o espectador dentro do processo criativo de Bowie,mostrando artistas e movimentos que o influenciaram e peças visuais que acompanharam sua música.
Fachada do MIS
A exposição não segue uma ordem cronológica,logo ao entrar o visitante recebe fones de ouvido que são essenciais durante a trajetória,já que o ¨som¨muda conforme a área expositiva.
Os cenários foram criados pelo arquiteto Marko Brajovic,em sua terceira colaboração com o MIS.Um dos ambientes criados é um ¨mirante¨ onde o visitante fica admirando um caleidoscópio ao som de ¨Starman¨,um dos hits de Bowie durante a fase ¨Ziggy Stardust¨.Mas o ambiente que mais me agradou foi a sala redonda onde são projetados cenas de shows e videoclipes que te dão a sensação de estar assistindo ao vivo à uma performance de Bowie.
O acervo da exposição também inclui figurinos usados por Bowie em shows e Photoshoots,entre eles o famoso macacão feito de vinil,as botas de plataforma vermelhas e a roupa de pierrô usada no clipe de ¨Ashes to Ashes¨.Partituras e rascunhos também fazem parte do inventário(como fã me emocionei ao ver os rascunhos de ¨heroes¨ e ¨rebel rebel¨).
O trabalho de Bowie como ator também não foi esquecido, trechos de sua performance em ¨O Labirinto¨ e sua participação na peça ¨O Homen Elefante¨ foram exibidos em telões.
Mesmo quem não é fã de Bowie deve dar uma conferida na exposição,pois não há como negar a sua influência no mundo da música.
Exposição :
31 de janeiro à 20 de abril de 2014.
terças a sextas, das 12h às 21h; sábados, das 11h às 23h; domingos e feriados, das 11 às 20h
Local:MIS(Museu de Imagem e Som)
Bilheteria: à venda a partir de 31 de janeiro na recepção do MIS R$ 10(inteira) e R$ 5 (meia). Às terças-feiras a entrada no MIS é gratuita